Criado pela empresa Pixologic Incorporated, o ZBrush é um software que veio para revolucionar o método tradicional de modelagem, escultura, texturização e pintura.
Sua interface é bem intuitiva e interativa, tornando o aprendizado e adaptação mais rápida.
Ele combina abrangentes recursos de 2D e 3D, tais como: Escultura 3D, Projeção de Pintura 2D/3D, Textura e Deformação 3D, podendo facilmente modelar, pintar e esculpir qualquer coisa orgânica com uma riqueza incrível em detalhes, pois o usuário é livre para criar qualquer tipo de pincéis, tanto para esculpir quanto para pintar.
Sua estrutura de modelagem é feita a partir de esferas e não em cubos, como os demais programas.
Outro ponto forte do ZBrush é a possibilidade de trabalhar com milhões de polígonos e na criação rápida e incrivelmente realista de texturas, como poros, rugas, entre outros, tudo em tempo real!
Devido o tamanho sucesso do programa, o ZBrush foi utilizado em filmes como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e games como Doom 3.
Com o Zbrush as possibilidades de criação são quase ilimitadas.
ZBrush Artist - Francois Rimasson
ZBRUSH 3.1
Um Extraordinário salto para artistas
Com ZBrush 3.1, a Pixologic continua sua missão de criar ferramentas inovadoras e poderosas para artistas digitais. O ZMapper e o Displacemenet Exporter foram incorporados ao ZBrush 3.1, permitindo maior flexibilidade na exportação de esculturas. Usando a tecnologia Smart Resym, o ZBrush 3.1 possui a opção Poseable Symmetry, possibilitando manter a simetria de seus modelos com o clique de um botão. Não importa a pose. Confira como é esculpir no novo ZBrush. Atualize agora a sua cópia do ZBrush.
O ZBrush 3.1 continua a busca da Pixologic por ferramentas dirigidas à artistas. Esta versão possuiu muitas novidades pedidos por usuários do ZBrush 3.
Notavelmente, foram adicionados os seguintes itens:
- Nova Paleta de Brushes (Pincéis) que permite aos usuários carregar e salvar seus próprios brushes: Todos os brushes são representados por ícones. Cada brush pode ser salvo com a modificação criada pelo usuário. Salve os brushes em ZStartup/BrushPresets para tê-los carregados automaticamente ao iniciar o programa.
- Novos recursos de brushes (pincéis) como Color Masking e BackFace Masking: Color Masking usa o polypainting como máscara em seu modelo. Um poderoso recurso para criar texturas mais sutis para seus modelos. BackFace Masking é muito útil no trabalho com as bordas finas de seus modelos. Todos os polígonos com as suas normais viradas para o brush serão retirados da máscara e não afetarão seu trabalho modelado.
- Teclas de Atalhos definidas pelo usuário: Defina seus próprios atalhos utilizando o teclado. Para começar, pressione CTRL e clique em um item na interface. Então, pressione a tecla que você deseja que corresponda ao item definido. É simples assim! Para salvar seus atalhos pressione ‘Store’ em ‘Preference: Hotkeys sub-palette’. Você também pode definir atalhos para paletas customizadas ou paletas do próprio ZBrush. Por padrão os botões F1 ao F6 já foram definidos como as mais importantes paletas de ZBrush.
- ZMapper: Crie normal maps para qualquer engine de jogos ou programa 3D utilizando o ZMapper.
- Displacement Exporter: Exporte mapas de displacement de 32, 16 ou 8 bits. Converta mapas em escala de cinza para normal maps utilizando o Displacement Exporter.
- Poseable Symmetry utilizando o recurso Smart Resym’s Topological Symmetry: Poseable Symmetry permite ao usuário trabalhar com simetria quando o modelo está em pose ou não está simétrico. Utilizando topologia simétrica, sua escultura no lado esquerdo será refletida no lado direito do modelo. Para utilizá-lo, simplesmente configure o eixo de simetria na paleta ‘Transform’ e pressione ‘Transform: Use Poseable Symmetry’. Tenha certeza de fazer isto no nível mais alto de subdivisão. Para dividir seu modelo novamente, simplesmente pressione ‘Use Poseable Symmetry’ para re-estabelecer sua simetria na pose.
- Uma nova ferramenta de relaxamento de malha: Reproject Higher Subdiv: Utilize ‘Reproject Higher Subdiv’ para suavizar sua malha e reduzir o estiramento dos polígonos. Simplesmente reduza seu nível de subdivisão e pressione ‘Tool: Geometry Reproject Higher Subdiv’.
- Suporta esculpir com ZAdd e ZSub: Esculpe simultaneamente elevações e depressões com um único brush (pincel). Simplesmente configure ‘Alpha:MidValue’ para 50.
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Imagens
ZBrush Artist - Francois-Rimasson
ZBrush Artist - Chris Bostjanick
ZBrush Artist - Chris Bostjanick
- clique aqui para baixa-lo versão 3.1
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