quarta-feira, 31 de março de 2010

Zbrush 3.1

http://img509.imageshack.us/img509/5141/vtcpixologiczbrush31zq9.jpg
Criado pela empresa Pixologic Incorporated, o ZBrush é um software que veio para revolucionar o método tradicional de modelagem, escultura, texturização e pintura.

Sua interface é bem intuitiva e interativa, tornando o aprendizado e adaptação mais rápida.

Ele combina abrangentes recursos de 2D e 3D, tais como: Escultura 3D, Projeção de Pintura 2D/3D, Textura e Deformação 3D, podendo facilmente modelar, pintar e esculpir qualquer coisa orgânica com uma riqueza incrível em detalhes, pois o usuário é livre para criar qualquer tipo de pincéis, tanto para esculpir quanto para pintar.

Sua estrutura de modelagem é feita a partir de esferas e não em cubos, como os demais programas.

Outro ponto forte do ZBrush é a possibilidade de trabalhar com milhões de polígonos e na criação rápida e incrivelmente realista de texturas, como poros, rugas, entre outros, tudo em tempo real!

Devido o tamanho sucesso do programa, o ZBrush foi utilizado em filmes como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e games como Doom 3.

Com o Zbrush as possibilidades de criação são quase ilimitadas.


ZBrush Artist - Francois Rimasson

ZBRUSH 3.1


Um Extraordinário salto para artistas

Com ZBrush 3.1, a Pixologic continua sua missão de criar ferramentas inovadoras e poderosas para artistas digitais. O ZMapper e o Displacemenet Exporter foram incorporados ao ZBrush 3.1, permitindo maior flexibilidade na exportação de esculturas. Usando a tecnologia Smart Resym, o ZBrush 3.1 possui a opção Poseable Symmetry, possibilitando manter a simetria de seus modelos com o clique de um botão. Não importa a pose. Confira como é esculpir no novo ZBrush. Atualize agora a sua cópia do ZBrush.

O ZBrush 3.1 continua a busca da Pixologic por ferramentas dirigidas à artistas. Esta versão possuiu muitas novidades pedidos por usuários do ZBrush 3.

Notavelmente, foram adicionados os seguintes itens:

http://www.pixologic.com/zbrush/features/01_UI/img/main.jpg
- Nova Paleta de Brushes (Pincéis) que permite aos usuários carregar e salvar seus próprios brushes: Todos os brushes são representados por ícones. Cada brush pode ser salvo com a modificação criada pelo usuário. Salve os brushes em ZStartup/BrushPresets para tê-los carregados automaticamente ao iniciar o programa.

- Novos recursos de brushes (pincéis) como Color Masking e BackFace Masking: Color Masking usa o polypainting como máscara em seu modelo. Um poderoso recurso para criar texturas mais sutis para seus modelos. BackFace Masking é muito útil no trabalho com as bordas finas de seus modelos. Todos os polígonos com as suas normais viradas para o brush serão retirados da máscara e não afetarão seu trabalho modelado.

- Teclas de Atalhos definidas pelo usuário: Defina seus próprios atalhos utilizando o teclado. Para começar, pressione CTRL e clique em um item na interface. Então, pressione a tecla que você deseja que corresponda ao item definido. É simples assim! Para salvar seus atalhos pressione ‘Store’ em ‘Preference: Hotkeys sub-palette’. Você também pode definir atalhos para paletas customizadas ou paletas do próprio ZBrush. Por padrão os botões F1 ao F6 já foram definidos como as mais importantes paletas de ZBrush.

- ZMapper: Crie normal maps para qualquer engine de jogos ou programa 3D utilizando o ZMapper.

- Displacement Exporter: Exporte mapas de displacement de 32, 16 ou 8 bits. Converta mapas em escala de cinza para normal maps utilizando o Displacement Exporter.
http://media.artstorm.net/content/2007/06/zbrush-doodle-fantasy-creature.jpg

- Poseable Symmetry utilizando o recurso Smart Resym’s Topological Symmetry: Poseable Symmetry permite ao usuário trabalhar com simetria quando o modelo está em pose ou não está simétrico. Utilizando topologia simétrica, sua escultura no lado esquerdo será refletida no lado direito do modelo. Para utilizá-lo, simplesmente configure o eixo de simetria na paleta ‘Transform’ e pressione ‘Transform: Use Poseable Symmetry’. Tenha certeza de fazer isto no nível mais alto de subdivisão. Para dividir seu modelo novamente, simplesmente pressione ‘Use Poseable Symmetry’ para re-estabelecer sua simetria na pose.

- Uma nova ferramenta de relaxamento de malha: Reproject Higher Subdiv: Utilize ‘Reproject Higher Subdiv’ para suavizar sua malha e reduzir o estiramento dos polígonos. Simplesmente reduza seu nível de subdivisão e pressione ‘Tool: Geometry Reproject Higher Subdiv’.

- Suporta esculpir com ZAdd e ZSub: Esculpe simultaneamente elevações e depressões com um único brush (pincel). Simplesmente configure ‘Alpha:MidValue’ para 50.

Interface


Imagens


ZBrush Artist - Francois-Rimasson


ZBrush Artist - Chris Bostjanick


ZBrush Artist - Chris Bostjanick

  1. clique aqui para baixa-lo versão 3.1


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